sexta-feira, 11 de julho de 2014

Inscrições CsF: o início da saga.

Oooooi gentes! =)

Começando finalmente o blog mesmo estando em uma semana complicadíssima na FAU! ahueaheuh fazer o que, né? Os trabalhos esperam um pouquinho!
Vou começar pelo começo mesmo hauehuaeh, as inscrições! Espero que fique tudo bem clarinho pra quem ainda vai tentar editais futuros.

Gente, eu sei que teoricamente as inscrições são a parte mais fácil de todo o processo, mas é só teoricamente mesmo. Já vi diversas dúvidas nos diversos grupos do CsF no facebook sobre inscrições, o que precisa, quando abre, se ainda vai ter, o que é obrigatório e o que não é... Enfim, tudo gera muita dúvida porque ninguém quer correr o risco de fazer algo errado e perder o edital, né?

Então vamos lá, começando com o que é indispensável para participar do Ciência sem Fronteiras.

1- Ter média geral no ENEM maior ou igual a 600 pontos.
Dúvidas frequentes: 
Eu fiz ENEM em 2007 e depois não fiz mais. Posso concorrer à bolsa? Não. Tem que ser 600 no ENEM realizado a partir do ano de 2009. Se você não fez nenhum ENEM em ou depois de 2009, procure se inscrever. Não adianta entrar com recurso. Foi possível o recurso apenas no primeiro edital que exigiram isso, pois não dava tempo de fazer um ENEM e concorrer ao edital. Como esse pré-requisito já é conhecido, não cabe mais recurso.
Eu fiz 599 no ENEM. Posso entrar com recurso? É só um pontinho... Não. A galera adora um recurso, mas não, gente. Tem que ser 600 pra cima. O negócio mesmo é estudar e tirar a nota, fazer o que? Parece injusto pra quem faz faculdade cujo vestibular é tradicional (como a minha), mas nem tudo na vida é justo, né? É o exigido, todos sabem disso e sendo ruim ou não, tem  que ter. Caso você não tenha, nem na pré-seleção você chega. O ENEM é desclassificatório, não classificatório.


2- Ter no mínimo 20% e no máximo 90% do seu curso de graduação concluído até a data da viagem.
Dúvidas frequentes: 
Se eu tiver 89,98% do meu curso concluído até a data prevista de ida, eu posso tentar o edital? Pode, amigo. 89,98% vem antes de 90%.
Posso atrasar meu curso no Brasil pra tentar o próximo edital? Pode. Se você está pertinho dos 90% e quer mesmo mesmo mesmo tentar o edital, o jeito é atrasar. Faça poucas disciplinas, largue algumas, como você achar melhor. Aí vai de cada um, achar se vale ou não a pena atrasar um pouco mais a faculdade por uma experiência ímpar dessas.

3- Seu curso deve estar dentro da lista de áreas contempladas pelo CsF.
Dúvidas frequentes: 
Faço direito, posso tentar CsF? Não.
Faço um curso chamado A Ciência de Harry Potter, posso concorrer a bolsa? (Sério gente, esse curso existe!). Meu caro, se você faz um curso com nome bizarro que ninguém saberá te responder se é ou não contemplado, aqui vai a lista de áreas contempladas citadas no meu edital (170-UK): 
a. Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b. Ciências Exatas e da Terra;
c. Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
d. Computação e Tecnologias da Informação;
e. Tecnologia Aeroespacial;
f. Fármacos;
g. Produção Agrícola Sustentável;
h. Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i. Energias Renováveis;
j. Tecnologia Mineral;
k. Biotecnologia;
l. Nanotecnologia e Novos Materiais;
m. Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n. Biodiversidade e Bioprospecção;
o. Ciências do Mar;
p. Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento
tecnológico e inovação;
q. Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
r. Formação de Tecnólogos, nas áreas e temas listados nos itens anteriores.
Agora pesquise e veja se seu curso está ou não entre essas áreas. Aconselho também a procurar os responsáveis pelo CsF (ou por relações internacionais ou como quer que chamem esses departamentos) na sua faculdade e confirmar com eles. =)

4- Verificar na sua faculdade se existe processo seletivo interno para homologação.
Dúvidas frequentes: 
Miga, como assim? Seguinte, vai de cada universidade o critério utilizado para homologação de seus estudantes (sim, você precisa ser homologado pela sua universidade para então ser homologado pelo CNPq/CAPES). Exemplo: A minha universidade, UEMA, homologa todos os alunos (até onde eu sei). Porém você tem que juntar  uma porrada de documentos e levar lá no Campus, no departamento responsável pelo CsF. Se você não levar dentro do prazo, adiós amigo. Já a UFMA homologa todos os alunos sem ninguém levar nada nem avisar nada. A unica coisa que o cidadão tem que fazer é se inscrever no portal do CsF e puft, tá homologado. E existem as IEs que fazem uma prova interna e o cara precisa passar pra ser homologado. Ou seja, vá no departamento responsável em sua faculdade e descubra como faz pra ser homologado. 

5- International English Language Testing System, ou IELTS.
Gente, não posso falar sobre o IELTS pra vocês simplesmente porque fiz TOEFL, que não será mais aceito para editais futuros. Então, vou pedir para algum amigo que fez IELTS e esteja com tempo para escrever em um post futuro sobre a prova e como se preparar para ela. 
Por enquanto, vou falar sobre o IELTS o pouquinho que sei.
A prova do IELTS é dividida em QUATRO partes: Listening, Speaking, Reading e Writing. 
Pra você ir SEM PSE, precisa tirar no mínimo 5.5 pontos em cada uma das modalidades em prova feita APÓS DATA ESTIPULADA NO EDITAL. Sim, a nota do IELTS vale pra sempre e tudo mais, mas não para o CsF. Se não me engano, só aceitavam IELTS feitos no máximo 1 ano antes do edital.
Se você não conseguir essas notas mínimas, mas tirar pelo menos 4.5 pontos em cada modalidade e uma soma total mínima de 20 pontos, você pode ir COM PSE (Pre-sessional English Course). Dependendo da sua nota, este pode variar entre 3 e 6 meses. Ou seja, se você for com PSE de 3 meses, vai passar 3 meses + 1 ano no UK, resultado 15 meses de felicidade máxima na terra da Rainha <3.

6- Documentos necessários para inscrição no portal (Você precisa ter quase todos em mão antes de fechar o edital, então não deixe para ultima hora):
a. Histórico escolar (em português mesmo, o traduzido é só pra depois)
b. Comprovante de premiação jovem cientista, olimpíada, Iniciação Científica, etc. (não é obrigatório, mas serve como critério de desempate quando tem mais gente que vaga nunca aconteceu)
c. Comprovante do IELTS (esse você não precisa ter no prazo das inscrições. Você pode se inscrever normal e enviar sua inscrição antes de fechar o portal, que eles deixam por mais um mês, mais ou menos, um link pra você anexar o resultado do teste com suas notas e tudo mais, que você recebe pelo correio 10 dias depois de realizar a prova. Fiquem tranquilos que o resultado do IELTS sempre chega em dia diferente do TOEFL que demora de 3-6 meses, tsctsc. Não deixem pra se inscrever pra prova de ultima hora, porque as vagas acabam SUPER RÁPIDO e se você não estiver com esse resultado em mãos até um mês depois de fechar o edital, muito provavelmente você vai ser desclassificado).

7- Você não pode se inscrever pra mais de uma chamada por edital.
Isso não é bem um requisito, mas vejo muita gente perguntando se pode se inscrever pros EUA e pro UK, pro caso de não passar na prova de um, poder tentar o outro. Não. Você não pode. No momento que você finaliza uma inscrição, você tá automaticamente cancelando a anterior. Não vão existir dois processos seus. Quando você acessar o e-fomento, vai aparecer o ultimo processo que você se inscreveu como cancelado, e o novo como em andamento. Não tem problema você mudar de país 20 vezes no mesmo edital. Mas aconselho vocês a escolherem bem e com muito cuidado, pois o ultimo é o que vai prevalecer. 

Analisem bem, estudem os editais, vejam o que vai ser mais vantajoso pra você, o que você tem mais possibilidade de passar, o que seu coração tá pedindo. Porque é só uma chance por edital, e não sabemos mais quantos editais ainda vem por aí. Sim, eu sei que a Dilma estendeu o programa até 2000 e não sei quanto, mas pode mudar o edital, pode mudar critério, área contemplada, tudo. Numa hora você pode estar dentro, e na outra, fora. Então não desperdicem a chance com besteiras. =)

Eu sei que o texto foi grande, mas vale SUPER A PENA vocês lerem, porque eu penso que esclareci muita coisa aqui! Não deixem de ler o edital e mantenham-se informados nos blogs, grupos e todas as fontes de informações que a bela internet nos proporciona =D ahuehauh

Beijinho e até a próxima =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário