quarta-feira, 13 de agosto de 2014

IELTS: a hora do tudo ou nada... ou PSE.

Hey guys!!! =)

Cá estou com o tão demorado esperado post sobre o IELTS, que é (penso eu) a parte mais temida por todos, já que normalmente você só tem tempo de realizar UMA prova para o edital, então cê não tem escolha: ou vai bem, ou vai bem.

Como eu já disse anteriormente, eu fiz TOEFL, que já não é mais aceito para visto no UK e provavelmente não será aceito para o próximo edital do CsF. Which means... Se você quer UK, tem que ser IELTS. Porque eu digo isso? Porque nos outros editais, muitas pessoas indecisas ou que tinham medo de não tirar nota suficiente para o UK (que exige mais que os outros editais), faziam TOEFL, pois servia para o UK, para os Estados Unidos, Canadá, acho que pra Austrália também... Então se não desse pro UK, pra alguma outra poderia dar. Bem, agora não tem pra onde fugir, o negócio e estudar bastante e se garantir no IELTS.

Tá, mas como eu vou escrever sobre o IELTS se eu nunca fiz a prova? Bem observado, fellas, e por isso pedi pros meus dois amiguinhos lindos - Israel e Andressa - fazerem posts bonitinhos sobre a prova deles! =) Então o post da Andy vai ser em amarelo, do Isra em verde e meus comentários (se existirem) em rosa aehauehae. Got it? So let's get it done! 






Iai molecada sapeca do tuiuiu,

meu nome é Robbin Williams (babaaaaaaaca!) e eu vou falar um pouco sobre o IELTS.

Bem, pra começar, o teste de proficiência é praticamente o único obstáculo relevante que vocês vão ter, o resto é burocracia. O teste é feito em todas as unidades que tem parceria com o British Council (que você pode ver aqui http://takeielts.britishcouncil.org/) e custa uma facada: R$ 440.


Primeiramente você precisará agendar a prova no site do British Council, que é bem tranquilo de fazer. Logo depois vem a parte da preparação, na qual você irá ficar um bom tempo estudando inglês, fazendo algumas provas antigas, exercícios etc até chegar perto do dia da prova. O material pra estudo você encontra em mil lugares na internet, só dar uma pesquisadinha marota, muita gente compartilha apostila com CD's de áudio e tal...bem bacana, não tem como inventar desculpa. Aconselho a estudar a estrutura da prova e fazer no mínimo 5 pra chegar lá espocando e com bastante experiência em gerenciar o tempo de cada parte.

Ao chegar no dia da prova, tente relaxar. Ela é dividida em 4 partes: Speaking, Listening, Reading e Writing. Geralmente os testes de Speaking são em um dia separado, o que eu acho que ajuda muito porque você se cansa menos. Não vou dar dicas sobre cada parte porque minha nota não foi lá essas coisas (overall de 6,5 e vai sem PSE. ~não foi lá essas coisas~) e não quero atrapalhar ninguém kk vejam na internet (de novo) as dicas, tem muita coisa também, tem site/blog/comentário/grupo de facebook pra desgraça, divirtam-se lendo.

Enfim, o resultado do teste sai no site deles em 13 dias, contando do dia que você fez a prova. Muito rápido. Você recebe o formulário do teste por correio geralmente uma semana depois dos 13 dias. As notas vão de 0 a 9, com variações de 0,5 em 0,5 ponto. É isso galera, valeu Thaynah, te amo. (lindo <3)

Comecei com o post do Isra (<3) porque como vocês podem perceber ele tem uns distúrbios de ansiedade, então ele fala rápido, escreve rápido, até o post dele é de leitura rápida, rs. Mas mesmo assim tá ótemo, muita obrigada Isrrrlindo. <3

O da Andy tá bem mais explicadinho e detalhado, um pouco mais longo também ahuehaueh espero que vocês gostem! =)


Bom, como a Thay me pediu gentilmente para escrever sobre o IELTS, cá estou eu! :D

Basicamente, o IELTS é o teste de inglês desenvolvido pela Universidade de Cambridge, ESOL e o British Council. Por ser desenvolvido por eles, é o teste mais bem aceito para nós CSFers (e agora o único). Pois é agora não tem jeito, tem que ser esse e pronto, pelo menos para quem quer conhecer a terra da Rainha.

Mas bem, vou falar um pouco sobre a minha experiência com o teste e contar direitinho o que vocês precisam fazer com relação a agendamento, como estudar e onde achar os materiais para estudar, as etapas da prova e o resultado! \o

AGENDAMENTO

A parte do agendamento em si é bem simples e é feito todo online pelo site do British Council (link: http://takeielts.britishcouncil.org/locations/brazil). Ao entrar no site, lá embaixo tem um opção escrito “Book online now” e é aí que você precisa entrar para fazer sua inscrição.
*Antes de tudo saibam que quando eu fiz o teste paguei 440 dilmas, PORÉM... não chorem mas, o preço aumentou de 2013 para 2014, agora são R$ 500 que vocês precisarão desembolsar, não tem jeito, mas considerem isso como um investimento muito bom considerando que os custos que nós precisamos arcar são poucos comparados com a oportunidade de estudar nesse país INCRÍVEL  e bancados pelo governo hahaha.
Continuando, depois que clicar no botão comece sua inscrição escolhendo a data, o local e o module. Depois, ele te dará as datas disponíveis no mês que você escolheu e também dos próximos meses, escolhi fazer 2 meses antes e não me arrependo porque não ficou nada corrido. Escolhida a data e o local, basta aceitar os termos e condições para que você possa checar os detalhes da sua prova e pagar. O pagamento é feito em uma única parcela (não, não pode parcelar em mil vezes não, é na lata mesmo). E pronto, vocês vão receber um email confirmando a inscrição e os detalhes. YAY, alegria minha gente! -sqn
*GALERA, importante vocês marcarem a opção do module como ACADEMIC. Outra coisa, vocês vão notar que os únicos detalhes especificados são horário e local para os teste de LISTENING, READING e WRITING, mas é assim mesmo, o british council entra em contato por email com vocês na semana do teste para marcar o horário e o local do SPEAKING que pode ser ou não em local diferente, o meu foi um dia antes das outras três provas e foi em local diferente. FIQUEM BEM ATENTOS AOS LOCAIS E PESQUISEM ANTES PARA NÃO SE PERDEREM!

ESTUDAR?

Serei bem sincera em dizer que não estudei para a prova, fui na louca mesmo fazer e no meu caso até me ajudou a ficar menos nervosa bem pouco mas não sigam meu exemplo haha! (que beleeeeeza! haahaha)
Depois que você fizer sua inscrição eles mandam um email com um link disponibilizando materiais para estudo, mas eu peguei todos os meus arquivos no grupo do facebook e dei uma olhada bem por cima, mas recomendo, são bem completos e feitos justamente para o IELTS, então não tem erro na hora de estudar.
Agora uma recomendação pessoal, se acostumem ao inglês assistindo séries, filmes, ouvindo MUITA música e tudo o mais e, mais importante, tentem fazer isso SEM as nossas queridas legendas, assim vocês pegam o jeito de falar e treinam para o LISTENING também. J
Se preparem da melhor forma e agora vamos às etapas do teste!!

Speaking

Primeira etapa da prova e possivelmente a mais assustadora para todos.
A etapa do speaking é basicamente você conversando com outra pessoa o único detalhe é que seu entrevistador estará gravando a conversa e te deixando tensa. Mas de verdade, minha entrevistadora deixou tudo bem light e ficou bem tranqüilo de conversar sobre as coisas que ela pedia.
A entrevista consiste em 3 partes: a primeira é mais básica para você se apresentar e responder algumas perguntas pessoais. A segunda é mais uma conversa mesmo e ela vai perguntar coisas mais especificas, no meu caso as perguntas foram na maioria relacionadas a turismo. A terceira etapa é a piorzinha, você terá um tema para argumentar sobre, são temas bem amplos então não é difícil você falar algumas coisas e você terá 2 minutos ou algo assim, fiquem tranqüilos. J
Meu teste de speaking foi um dia antes dos outros e o local foi outro também, mas isso varia muito. Outro detalhe, se programe para chegar um pouco antes do horário, tipo uns 10 minutos antes para vocês tirarem uma foto que vai para o certificado depois. o/

Listening

A segunda etapa da prova começa aqui e sinceramente, não fazia idéia de como seria essa parte da prova.
Primeira parte da segunda etapa do IELTS. Chatinha, bem chatinha pelo simples fato de que você só vai ouvir o CD uma vez, ou seja, preste MUITA atenção no que o exercício pede e onde está a resposta no áudio. (Perguntei pra Andy e as respostas podem ser tanto escritas quanto de múltipla escolha, mas prevalecem as escritas.) 

Reading

Logo após o listening, a prova do Reading consiste em 3 a 4 textos com perguntas relacionadas ao texto. Não me lembro exatamente do tempo que é dado para o reading, mas acredito que seja algo em torno de 1h.
Agora uma dica pessoal, quando for começar NÃO comece lendo o texto desesperamente, leia as perguntas! Porque? Bom, lendo as perguntas primeiro, você pode procurar a resposta diretamente no texto sem a necessidade de ler tudo antes! Fiz pelo menos dois textos assim e digo que poupou muito tempo! (eu também fiz isso na minha e, acreditem, poupa MUITO tempo. Você não precisa ler o texto todo pra achar uma resposta, e de qualquer maneira, mesmo que você leia todo, vai acabar voltando pro texto pra confirmar a resposta. Então se você quer salvar tempo, pergunta primeiro, texto depois =))
Mas como eu já disse anteriormente: faça do seu jeito MAS fique atento ao tempo!! Eles não dão tempo a mais e nem a menos, no momento em que eles disserem para trocar de prova você deverá trocar e pronto. Sem chances de continuar respondendo (é a vida é dura gente)

E por fim, Writing

A ultima etapa (Aleluia!) do IELTS. São dois textos, um geralmente mais técnico envolvendo interpretação de gráficos e o outro é sobre um assunto mais abrangente para que você possa discorrer bastante. Uma dica: façam primeiro o segundo texto, simplesmente porque você precisa pensar um pouco mais e escrever mais também, portanto melhor se garantir nesse e depois escrever o outro que é pura interpretação. J
Bom, é isso gente, contei mais a minha experiência mesmo. Espero que possa ajudar vocês nessa árdua caminhada do CSF (e longa, beeeeem longa). J

Eeeeeeee chegamos ao fim do post! =)
Espero que isso esclareça as dúvidas de vocês, e qualquer outra dúvida que venha a aparecer, deixem o comentário que eu repasso pros amiguinhos responderem!
Eu já postei a pontuação aqui para ir com ou sem PSE no primeiro post, mas vou repostá-la:

"Pra você ir SEM PSE, precisa tirar no mínimo 5.5 pontos em cada uma das modalidades em prova feita APÓS DATA ESTIPULADA NO EDITAL. Sim, a nota do IELTS vale pra sempre e tudo mais, mas não para o CsF. Se não me engano, só aceitavam IELTS feitos no máximo 1 ano antes do edital.
Se você não conseguir essas notas mínimas, mas tirar pelo menos 4.5 pontos em cada modalidade e uma soma total mínima de 20 pontos, você pode ir COM PSE (Pre-sessional English Course). Dependendo da sua nota, este pode variar entre 3 e 6 meses. Ou seja, se você for com PSE de 3 meses, vai passar 3 meses + 1 ano no UK, resultado 15 meses de felicidade máxima na terra da Rainha. <3"

Como vocês puderam perceber, tem material de estudo para o IELTS no balde na internet. Você acha muito na internet, no facebook principalmente. Existem grupos no facebook só pra pessoas que vão fazer a prova e querem praticar e estudar com outras pessoas, principalmente speaking que é o que mais pega pra galera. Então façam um esforcinho, arranjem um tempinho e estudem, estudem bem. =)


See you next post! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário